quarta-feira, 1 de julho de 2015

O que é bom para tontura

As tonturas se caracterizam por produzir uma sensação de desinstabilidade que pode ter sua origem em problemas físicos ou psicológicos que poderão se determinar analisando a sintomatologia complementar e mediante provas clínicas pontuais.
Em outras ocasiões as tonturas obedecem a um estado de fadiga transitória originada por um sobre esforço ou trabalho extenuante prolongado por muito tempo e necessitam espontaneamente por um tempo de repouso absoluto.

Causas e tratamentos para Tonturas

A fadiga mental ou física algumas vezes se manifesta em tonturas. Pode estar relacionada a realização de uma atividade demasiadamente como levantar pesos ou correr durante um tempo superior ao permitido pelas limitações fisicas de casa pessoa.
o que é bom para tonturaO cansaço mental, ainda que por menor que seja, também pode provocar tonturas, quando se exercita a mente durante muito tempo sem descanso, como por exemplo estudar para um exame durante horas.
Estas tonturas podem se manifestar durante ou depois de finalizada uma atividade. Assim que finalizada, o organismo retorna ao estado normal de repouso e começa a manifestação dos sintomas do sobre-esforço ou esforço demasiado.

terça-feira, 9 de junho de 2015

O que fazer para evitar estrias na gravidez

Durante a gravidez, o organismo da mulher experimenta mudanças importantíssimas que afetam todo o seu corpo, inclusive a pele.
Especialmente a partir do sexto mês de gestação, a pele da mulher se estica demais e, a falta de elasticidade, pode provocar pequenas rupturas das fibras, deixando cicatrizes no abdômen, coxas, quadril e busto.
o que fazer para evitar estrias na gravidezÉ importante salientar que a pele tem uma capacidade muito grande de distensão (se estica até 10 vezes durante a gravidez), contudo, para que suas fibras não se rasguem, é necessário que esteja perfeitamente hidratada e nutrida.
Quando a pele está muito seca, suas fibras elásticas se rompem, deixando cicatrizes sinuosas avermelhadas ou roxas: são as temidas estrias da gravidez.
De acordo com estudos, 90% das mulheres tem estrias entre a 22ª e a 32ª semana de gestação, no entanto, esses números poderiam diminuir drasticamente se as grávidas se cuidassem.

O que fazer para evitar estrias na gravidez

Como a prevenção é sempre a melhor alternativa, se você estiver grávida, com certeza vão lhe interessar as dicas que compartilhamos a continuação para evitar as estrias, contudo, é muito importante que siga as recomendações desde o início da gestação, continuando por alguns meses após o parto.

terça-feira, 2 de junho de 2015

Como cuidar de hemorroidas naturalmente

Quem sofre ou já sofreu de hemorroidas sabe como podem chegar a ser incômodas e dolorosas. Afortunadamente, existem tratamentos naturais que podem curar a inflamação e aliviar a dor.
Hoje lhe ensinaremos como é possível tratar as hemorroidas no seu próprio lar.
As hemorroidas não desaparecerão de imediato, mas se você começar o quanto antes um tratamento natural, poderá reverter aos poucos o quadro e iniciar o processo de cura.

Aprenda como cuidar de hemorroidas na sua própria casa

como cuidar de hemorroidasA continuação, compartilhamos com você várias dicas que poderá começar a aplicar imediatamente para melhorar suas hemorroidas:
- Não esfregue a região. Evite tocar na área afetada, principalmente ao se higienizar. Quando for tomar banho, prefira usar um sabonete neutro, sem  corantes ou perfumes.
- Evite a prisão de ventre. O normal é evacuar pelo menos uma vez ao dia. No entanto, não abuse dos laxantes, pois podem prejudicar sua flora intestinal, piorando o quadro ainda mais.

Continue lendo: Como cuidar de hemorroidas naturalmente.

domingo, 2 de junho de 2013

Quais alimentos contêm cálcio?


Você sabe quais alimentos contêm cálcio? A grande maioria das pessoas acredita que é necessário consumir leite de vaca ou seus derivados para obter as quantidades suficientes de cálcio que o organismo necessita.

Ainda por cima, alguns profissionais de saúde recomendam aos seus pacientes consumir leite de vaca para repor cálcio, como se esta fosse a única fonte existente na natureza…

É importante neste ponto que salientemos o seguinte: é cada vez maior o número de pessoas com intolerância à lactose, sendo que elas não podem sob nenhuma circunstância consumir leite ou seus derivados, sob pena de sofrer de sérios distúrbios digestivos.

Quais alimentos contêm cálcio?


Eu não posso tomar leite de vaca, vou adoecer por falta de cálcio?

Felizmente, para os que não podem consumir ou simplesmente não gostam de leite, isto não passa de mais um mito, pois existem excelentes fontes de cálcio de origem vegetal.

Entre elas, podemos encontrar alguns vegetais folhosos de cor verde escura, legumes, frutas, sementes, leite de soja e algas.

Entre os vegetais folhosos de cor verde escura, couve, repolho, brócolis, agrião e salsa são boas escolhas.

Outros vegetais que contêm cálcio são: quiabo, ervilhas, feijões, grão de bico, laranja, figo e passas, assim como algumas sementes, como nozes, amêndoas e tahini (sementes de gergelim moído).

O leite de soja e alguns dos seus derivados, como o tofu, também possuem cálcio, sendo que muitas vezes ainda são enriquecidos com este mineral.

Por outro lado, tem alimentos processados, como sucos de frutas e cereais, que são enriquecidos com cálcio e, como se tudo isto fosse pouco, as águas minerais geralmente também têm uma boa concentração de cálcio.

Como podemos ver, se fizermos boas escolhas, sempre teremos a nossa disposição fontes saudáveis de cálcio, sem dependermos dos laticínios como fonte exclusiva deste mineral tão importante para a nossa saúde.

Finalmente, cabe destacar que comer alimentos ricos em cálcio não é a única consideração em relação à manutenção dos níveis deste mineral adequados ao nosso organismo.

A vitamina D é absolutamente necessária para a correta absorção do cálcio. Sem ela, o cálcio ingerido seria eliminado e não chegaria às nossas células. Uma boa fonte desta vitamina é a ação da luz solar sobre nossa pele, entretanto, é aconselhável que façamos uma reposição dela por meio de bons suplementos alimentares.

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Qual a melhor dieta para emagrecer?




A maioria das pessoas já tentou alguma vez na vida reduzir gordura ou aumentar sua massa muscular. Mas você sabe qual a melhor dieta para emagrecer?

Nessa luta pela boa forma e peso adequado, infelizmente vale tudo! Desde dietas miraculosas e baseadas em mitos, até os programas nutricionais focados no estilo de vida saudável e desenvolvido pelas maiores autoridades em nutrição do mundo. O resultado é sempre o mesmo: alguns quilos a mais na balança, depois de um início encorajador.

Qual a melhor dieta para emagrecer com uma boa nutrição, preservando os músculos?


A resposta para essa questão pode estar numa pesquisa realizada por especialistas da Universidade Harvard e recém-publicada no The New England Journal of Medicine (*).

Esse estudo concluiu que o que determina se a pessoa vai emagrecer ou não, é a quantidade total de calorias que ela ingere, independente da composição das dietas adotadas, isto é, da proporção de gorduras, proteínas ou carboidratos.

O emagrecimento só ocorrerá se houver um “balanço energético negativo”, ou seja, quando o consumo de calorias for menor do que o gasto de energia.

Os shakes, quando preparados conforme as instruções do rótulo, fornecem uma refeição com quantidade de calorias reduzidas, provocando esse balanço negativo de energia, mas sem deixar de fornecer os nutrientes adequados para garantir as necessidades do organismo.

Assim, eles podem ser utilizados de uma forma prática e conveniente para substituir até duas refeições tradicionais por outras com bem menos calorias e com o teor de proteínas, carboidratos, gorduras saudáveis, fibras, vitaminas e minerais nas quantidades indicadas para um programa de controle de peso seguro.

Sabendo que todas as dietas que promovem uma redução de calorias vão resultar numa diminuição de peso, resta entender o porquê algumas pessoas obtêm ótimos resultados enquanto outras vão passar a vida inteira lutando contra a balança.

A chave para o sucesso parece estar no ACOMPANHAMENTO. Pessoas que reduziram de peso e melhoraram suas medidas costumam relatar que dificilmente conseguiriam essa vitória sozinhas. Elas contam que de alguma forma receberam apoio nos momentos mais difíceis, além da motivação de alguém que estava interessado no seu progresso.

Adote um estilo de vida saudável, uma boa alimentação, pratique atividades físicas regularmente e atinja seus objetivos de peso e composição corporal. Seja um modelo de saúde e sucesso, auxiliando um número cada vez maior de pessoas que também querem viver mais e melhor.

Mitos sobre as dietas


• Comer carboidratos à noite engorda;

• Pular refeições emagrece;

• Cortar carboidratos é ideal para emagrecer.

Verdades sobre as dietas


• O que engorda é comer calorias em excesso;

• Fazer 3 refeições principais e lanches intermediários ajuda a emagrecer;

• O que emagrece é diminuir o total de calorias e não restringir nenhum nutriente.

*Frank M. Sacks, M.D., George A. Bray, M.D., and cols. Comparison of Weight-Loss Diets with Different C

Fonte principal: nutricao.herbalife.com.br | Por: Dr Nataniel Viuniski – Médico Nutrólogo

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sábado, 1 de junho de 2013

Benefícios dos chás

Talvez você até esteja cuidando da sua alimentação e não ingira alimentos muito calóricos ou com um alto teor de gordura, mas, e o que você anda bebendo ao longo do dia…? Você sabe quais são os benefícios dos chás?

Acontece que, além dos alimentos calóricos, temos que tomar muito cuidado com as bebidas com alto teor calórico como, por exemplo, refrigerantes ou sucos com açúcar, pois estas bebidas podem atrapalhar os resultados de uma dieta com calorias controladas.


Existem alternativas de bebidas muito mais saudáveis e nutritivas. Boas opções são: água, chás sem açúcar, sucos naturais sem açúcar, leite e iogurte desnatado ou semidesnatado.

Entre estas bebidas, as mais consumidas no mundo e as que está ganhando mais espaço na preferência do mundo ocidental são os diversos tipos de chá.

Os benefícios dos chás de Camellia Sinensis


Há milhares de anos, os verdadeiros chás, extraídos da planta Camellia Sinensis, são conhecidos no Oriente por serem bebidas refrescantes que oferecem uma série de importantes benefícios para a saúde.

Componentes encontrados nos chás preto, verde, branco e vermelho, chamados polifenóis, são excelentes antioxidantes. Contudo, estudos têm demonstrado que o chá verde em particular tem o nível mais alto dessas substâncias.

Os polifenóis ajudam no combate dos danos que podem ser causados pelos radicais livres – moléculas reativas que podem danificar as células e tecidos do organismo. Além disso, os polifenóis também agem como anti-inflamatórios, auxiliando no bem-estar geral.

Pesquisas sugerem que o chá verde ajuda na perda de peso, diminui as taxas de colesterol, controla a pressão arterial, ativa o sistema imunológico, diminui o risco de artrose, arteriosclerose e outras doenças degenerativas, além de prevenir vários tipos de câncer.

Assim, para alcançar uma vida ativa saudável, evite a tentação das bebidas calóricas, trocando-as por chás. Seu corpo agradecerá!

Fonte principal: nutricao.herbalife.com.br 

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A importância das Frutas e Verduras



Nos últimos anos, muito se discute sobre nutrição no Brasil e no mundo. Contudo ainda tem muitas pessoas que não sabem realmente qual é a importância das frutas e verduras para a nossa saúde.

É sabido, por exemplo, que boa parte dos brasileiros comem poucas frutas, legumes e verduras. Entretanto, especialistas em nutrição recomendam comer verdura em abundância, 1 a 2 porções de legumes e 2 a 3 porções de frutas por dia.

Qual é a importância das frutas e verduras para a nossa saúde?



Há uma gama de motivos para comer um arco-íris de cores dos alimentos in natura. Frutas e verduras não tem gordura, têm pouco sódio e são excelentes fontes de fibras.

Algumas frutas e verduras, tais como cenoura e melão, fornecem Vitamina A, a qual ajuda a manter a saúde dos olhos e a imunidade. Já a banana e o espinafre, contém potássio, que é necessário para o funcionamento adequado dos nervos e músculos. Verduras, como brócolis e aspargos, fornecem Vitamina B, necessária na conversão dos alimentos em energia.

Mas todas as frutas e verduras contêm fitonutrientes, componentes das plantas que ajudam a promover a saúde. Estudos científicos demonstram que os fitonutrientes podem ajudar a proteger os órgãos a “sete chaves”, incluindo os olhos, coração, fígado e pele e eles podem também servir como antioxidantes.

Proteção antioxidante das frutas e verduras


Pesquisas têm medido a força antioxidante total de vários alimentos, citando frutas e verduras como os primeiros da lista. Os antioxidantes protegem nosso corpo dos radicais livres que podem causar danos às membranas celulares.

Então, tente adquirir o hábito de comer muitas frutas e verduras todos os dias. É um dos grandes favores que você pode fazer para o seu corpo.

Fonte principal: nutricao.herbalife.com.br | Por Dr. Luigi Gratton

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