domingo, 2 de junho de 2013

Quais alimentos contêm cálcio?




Você sabe quais alimentos contêm cálcio? A grande maioria das pessoas acredita que é necessário consumir leite de vaca ou seus derivados para obter as quantidades suficientes de cálcio que o organismo necessita.


Ainda por cima, alguns profissionais de saúde recomendam aos seus pacientes consumir leite de vaca para repor cálcio, como se esta fosse a única fonte existente na natureza…


É importante neste ponto que salientemos o seguinte: é cada vez maior o número de pessoas com intolerância à lactose, sendo que elas não podem sob nenhuma circunstância consumir leite ou seus derivados, sob pena de sofrer de sérios distúrbios digestivos.


Quais alimentos contêm cálcio?


Quais alimentos contem calcioEu não posso tomar leite de vaca, vou adoecer por falta de cálcio?


Felizmente, para os que não podem consumir ou simplesmente não gostam de leite, isto não passa de mais um mito, pois existem excelentes fontes de cálcio de origem vegetal.


Entre elas, podemos encontrar alguns vegetais folhosos de cor verde escura, legumes, frutas, sementes, leite de soja e algas.


Entre os vegetais folhosos de cor verde escura, couve, repolho, brócolis, agrião e salsa são boas escolhas.


Outros vegetais que contêm cálcio são: quiabo, ervilhas, feijões, grão de bico, laranja, figo e passas, assim como algumas sementes, como nozes, amêndoas e tahini (sementes de gergelim moído).


O leite de soja e alguns dos seus derivados, como o tofu, também possuem cálcio, sendo que muitas vezes ainda são enriquecidos com este mineral.


Por outro lado, tem alimentos processados, como sucos de frutas e cereais, que são enriquecidos com cálcio e, como se tudo isto fosse pouco, as águas minerais geralmente também têm uma boa concentração de cálcio.


Como podemos ver, se fizermos boas escolhas, sempre teremos a nossa disposição fontes saudáveis de cálcio, sem dependermos dos laticínios como fonte exclusiva deste mineral tão importante para a nossa saúde.


Finalmente, cabe destacar que comer alimentos ricos em cálcio não é a única consideração em relação à manutenção dos níveis deste mineral adequados ao nosso organismo.


A vitamina D é absolutamente necessária para a correta absorção do cálcio. Sem ela, o cálcio ingerido seria eliminado e não chegaria às nossas células. Uma boa fonte desta vitamina é a ação da luz solar sobre nossa pele, entretanto, é aconselhável que façamos uma reposição dela por meio de bons suplementos alimentares.


Esperamos que tenha gostado deste post sobre quais alimentos contêm cálcio.


Recomendamos que veja também multivitaminas com 23 vitaminas e minerais e um suplemento com Cálcio, Magnésio e Vitamina D.


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