segunda-feira, 8 de julho de 2013

A alimentação funcional pode prevenir doenças




Há alimentos muito poderosos que fazem parte da chamada alimentação funcional. Estas dádivas da natureza, além de nutrir, são capazes de prevenir várias doenças não transmissíveis, como hipertensão, diabetes, problemas cardiovasculares e câncer.


alimentação funcional


Contudo, fique atento(a) à forma de consumo, que deve ser regular e sem exageros, e ao modo de preparo, tentando preservar as substâncias ativas destes alimentos.


Benefícios da Alimentação Funcional


Veja a seguir uma lista com os principais alimentos funcionais e conheça seus benefícios para a saúde.


Cereais Integrais


Aveia, centeio, cevada, quinua.


Componentes ativos: fibras solúveis e insolúveis.


Benefícios: também encontradas em leguminosas, como soja, feijão e ervilha, e em hortaliças com talos e frutas com cascas, essas fibras melhoram o trânsito intestinal, controlam os níveis de glicose no sangue e dão maior saciedade, ajudando a prevenir câncer de intestino e de cólon, diabetes e obesidade. A aveia, em particular, ainda consegue ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim (o LDL) e, por conta disso, recebeu o selo de alimento redutor do risco de doenças cardíacas, pelo FDA, o órgão norte-americano de controle de alimentos e remédios.


Dose mínima recomendada: quatro colheres de sopa por dia.


Soja e Derivados


Tofu, leite, farinha, proteína


Componentes ativos: isoflavonas e proteína da soja.


Benefícios: a isoflavona é um fito-hormônio com ação estrogênica capaz de amenizar os sintomas da menopausa e prevenir a osteoporose. Também atua como anticancerígeno, contra o câncer de mama e o de cólon. Quanto às proteínas da soja, estas conseguem reduzir os níveis de colesterol, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares.


Dose mínima recomendada: 50 g do grão por dia, o equivalente a duas xícaras de chá.


Frutas Cítricas


Laranja, tangerina.


Componentes ativos: flavonoides.


Benefícios: essa substância também está presente na soja, tomate, pimentão, alcachofra, cereja e salsa. É benéfica graças a sua ação vasodilatadora, anti-inflamatória, antioxidante e anticâncer.


Dose mínima recomendada: duas frutas com bagaço ou um copo de suco diariamente.

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