segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Aumento de peso pode ser sintoma do estresse




Estudos recentes comprovam que, em alguns casos, o aumento de peso pode ser um sintoma do estresse, mesmo em pessoas que comem de forma moderada.


Sintoma do estresse


A maioria das pessoas e até mesmo médicos e nutricionistas costumam afirmar que o que engorda é comer muito e de forma errada.


Porém, de alguns anos para cá, vários estudos científicos publicados em revistas importantes demonstram que é mesmo verdade que pessoas que sofrem de estresse, angústia, ansiedade, depressão, ganham peso mais facilmente. E o que é mais incrível: sem comer de forma exagerada.


Veja por que o aumento de peso pode ser um sintoma do estresse


Por que isso acontece? Existem duas pequenas glândulas chamadas de suprarrenais que, sob situação de estresse, são estimuladas e produzem alguns hormônios, entre eles o cortisol.


Há muito tempo que sabemos que quem usa remédio à base de cortisona costuma ganhar peso, mas só recentemente se descobriu que esse hormônio está aumentado em pessoas que têm alterações emocionais.


O pior de tudo é que as pessoas que ganham peso como sintoma do estresse tendem a acumular gordura na região abdominal, o que aumenta as chances de doenças como diabetes, pressão alta, infarto e derrame.


Além do cortisol, sabe-se que um outro neurotransmissor (mensageiro que ativa o cérebro) conhecido como serotonina também influencia o comportamento alimentar.


Níveis baixos de serotonina no cérebro podem causar sintomas de tristeza e depressão e aumentam a compulsão pela comida, principalmente carboidratos. Algumas mulheres que sofrem de tensão pré-menstrual (TPM) têm níveis de serotonina baixos durante esse período, o que pode transformá-las em verdadeiras chocólatras durante esses dias.


Síndrome do pânico, depressão, ansiedade e estresse vêm sendo consideradas como as doenças do século e, em boa parte, consequências da vida moderna e do fenômeno da globalização.


O que fazer então?


Em primeiro lugar, é importante você ter consciência de que estes são fatos reais e que deverá investir numa atividade física regular (pelo menos três vezes por semana). Isso ajudará a aumentar naturalmente seus níveis de serotonina.


Se possível, pratique técnicas como ioga e meditação para baixar o estresse e melhorar sua qualidade de vida.


Durma bem e dedique mais tempo à família e aos amigos.


Caso seja necessário, têm medicamentos que podem auxiliar, desde que sejam receitados por um médico.


Recomendamos que veja também uma bebida para reduzir o estresse à base de guaraná e chá preto.


Esperamos que tenha achado úteis estas informações sobre por que o aumento de peso pode ser um sintoma do estresse.


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