segunda-feira, 18 de novembro de 2013

As gorduras do bem




Alguns tipos especiais de gorduras, como ômega-3 e ômega-6, são saudáveis e cruciais para um sistema imunológico forte e uma pele saudável por isso são chamadas de “gorduras do bem”.


gorduras do bemA maioria dos alimentos possui mais de um tipo de gordura. Alguns, como as nozes, possuem gordura mono-insaturada, ômega-6 e um pouco de ômega-3. Uma ótima combinação. Outros possuem uma combinação prejudicial à saúde de gordura trans-saturada e saturada.


Abaixo você pode conhecer os tipos de gorduras, seus benefícios e malefícios, e em que alimentos são encontradas, assim como também a quantidade de gordura a ser ingerida e que alimentos escolher.


Tipos de gorduras:


- Gorduras trans-saturadas
Presentes em batata frita, margarina e biscoitos amanteigados. Não trás nenhum benefício e aumenta o colesterol e o risco de doença cardíaca. Evite-os.


- Gorduras saturadas
Presentes em carnes gordas, laticínios e coco. Alguns tipos de gordura saturada encontradas em bife e manteiga podem entupir suas artérias. Limite-as a menos de 10% do total de sua ingestão de calorias.


Conheça agora as gorduras do bem


- Ômega 6
Presente em óleos vegetais, sementes e nozes. Pode reduzir o LDL (mau colesterol) e o colesterol total, mas seu alto consumo pode reduzir também o HDL (bom colesterol).


- Ômega 3
Presente em peixes marinhos de águas profundas, óleos vegetais e nozes. Reduz o nível de triglicérides e o colesterol total, aumentando o HDL (bom colesterol).


- Gorduras monoinsaturadas
Presentes em azeite de oliva, abacate e amendoim. Abaixa o LDL e o colesterol total. Ingira a maior parte de gorduras desse tipo.


Peixes e frutos do mar como fonte de Ômega-3


Alguns peixes e frutos do mar são uma excelente fonte de ômega-3. Esta gordura essencial, além de reduzir o nível de triglicérides e o colesterol total, ajuda a regular a coagulação, menstruação e outros processos no organismo.


Além de serem fonte de ômega-3, frutos do mar fornecem proteína, zinco, ferro e cobre, que ajudam os corredores a recuperar a musculatura após os treinos.


Um estudo do Jornal of the American Medical Association concluiu que comer peixe uma vez por semana pode reduzir pela metade o risco de ataque cardíaco súbito.


Melhores fontes marinhas de ômega-3:














































Quantidade de Ômega-3
BoaÓtimaExcelente
BacalhauAtumAnchovas
LinguadoOstraCarpa
HadoqueTubarãoArenque
Lula-Cavala
Camarão-Salmão
--Sardinha
--Esturjão

Esperamos que tenha achado útil esta lista com as gorduras do bem.


Recomendamos que conheça um complexo nutricional com ômega 3.


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