segunda-feira, 29 de julho de 2013

O mal do açúcar refinado




Até aproximadamente 300 anos atrás a humanidade não usava aditivos doces na sua dieta ordinária. Em contrapartida, hoje somos uma civilização consumidora de milhares de toneladas diárias de açúcar refinado, por isso é importantíssimo que você conheça qual é o mal do açúcar branco para nossa saúde.


O mal do açúcar refinado


o mal do açucarO açúcar branco dissolve os dentes e os ossos, contudo, seus efeitos são lentos e acumulativos, drenando a saúde aos poucos. É descalcificante, desmineralizante, desvitaminizante e um empobrecedor metabólico, não podendo ser considerado um alimento, mas um poderoso antinutriente.


Quem ingere muito açúcar refinado fica dependente e tende a ter menos força. Prova disto são os grandes consumidores de açúcar, que geralmente são fracos, astênicos e não conseguem fazer quase nada sem usar um pouco de doce.


Pode ser considerado um produto antibiológico e está ligado ao surgimento de várias doenças, como arteriosclerose, câncer, leucemia, diabetes, enxaquecas, distonias neuro-vegetativas, insônia, asma, bronquite, pressão alta, diarréias crônicas, perturbações e doenças visuais, problemas de pele, distúrbios glandulares, cáries, problemas de crescimento e osteoporose, entre outras.


Um dos efeitos mais diretos do consumo excessivo de açúcar branco é a hipoglicemia, falta de açúcar no sangue, que costuma ser ocasionada pelo consumo excessivo de açúcar. Este distúrbio provoca mais comumente fraqueza, sensação de desmaio iminente, vertigens, tonturas, prostração, angústia, depressão, palpitação cardíaca, sudorese, etc.


O mecanismo é este: ao consumirmos açúcar em demasia, o pâncreas produz muita insulina, hormônio responsável pela utilização da glicose do sangue como combustível. Quanto mais açúcar é consumido, mais insulina é produzida.


Com o tempo e com o consumo continuado, o pâncreas acaba produzindo mais insulina do que o necessário, pois a sua liberação depende da avaliação da intensidade de estímulos gástricos e da dosagem de glicose disponível. Mais insulina determina queima a mais de glicose, gerando sua falta.


Este mesmo mecanismo, repetido em excesso, acaba ocasionando outra doença terrível e devastadora dos tempos modernos: o diabetes. O pâncreas acaba indo à exaustão, deixando de produzir a insulina suficiente para processar toda a glicose disponível no organismo, provocando hiperglicemia.


Em função disto, faz-se necessário aplicações extra de insulina, com o objetivo de compensar esta falta e regular o nível glicémico. Infelizmente, esta solução apenas ameniza a doença, e a medicina atual ainda não encontrou uma cura definitiva para a mesma.


O melhor remédio nestes casos é a prevenção. Muitas doenças modernas são provocadas pelas más escolhas alimentares e todo cuidado é pouco na hora de selecionarmos nossos alimentos.


Recomendamos que veja também uma deliciosa bebida com chá verde sem açúcar.


Esperamos que tenha gostado deste post sobre o mal do açúcar branco e que comece a eliminá-lo aos poucos da sua vida.


Curta nossa página no Facebook e fique por dentro deste e outros assuntos de saúde e bem estar.


Deixe-nos seus comentários logo abaixo.


Gostou deste post? Compartilhe-o com seus amigos:


quarta-feira, 24 de julho de 2013

Dicas de nutrição para perder peso




Para controlar o peso é necessário que as calorias gastas estejam em maior quantidade do que as consumidas. No entanto, é fundamental ter algumas noções básicas de nutrição para perder peso com saúde.


Dicas de nutrição para perder peso com saúde


Nutrição para perder pesoVejamos então como diminuir a quantidade sem abrir mão da qualidade e quais as funções dos nutrientes no controle de peso.


- Macronutrientes


É importante olhar com atenção para os alimentos ricos em gorduras – que devem estar em quantidades menores na dieta, mas não podem ser eliminados.


As proteínas são fundamentais para um programa de controle de peso. É importante escolher alimentos ricos em proteína e que não tenham muita gordura em sua composição.


Os carboidratos são fontes de energia e devem estar presentes na dieta na forma mais complexa (os cereais integrais).


As fibras são excelentes para ajudar na sensação de saciedade.


É essencial manter um balanço adequado entre carboidratos, proteínas, gorduras e fibras.


- Micronutrientes


Quanto aos micronutrientes, deve-se manter o aporte correto de vitaminas e minerais. As vitaminas e os minerais não contêm calorias e são elementos fundamentais em inúmeros processos biológicos dentro do organismo. A falta deles pode levar a várias deficiências que podem se agravar com o tempo.


Estes micronutrientes são a chave de todos os processos que acontecem no corpo.


Eles trabalham bem próximos a outros nutrientes para fazer com que os processos metabólicos ocorram de forma correta – desde auxiliar na produção de energia dos carboidratos, das proteínas e das gorduras, atuar na criação de novas proteínas, na construção de ossos fortes e saudáveis e até auxiliar o raciocínio.


Uma dieta balanceada em macronutrientes e com consumo adequado de vitaminas e minerais faz toda a diferença para a saúde.


Emagrecer de forma inteligente é emagrecer com saúde!


Fonte principal: nutricao.herbalife.com.br | Por: Dr. Nataniel Viuniski, Médico Nutrólogo


Esperamos que tenha gostado destas dicas de nutrição para perder peso. 


Recomendamos que veja também programas de controle de peso com macro e micronutrientes balanceados.


Curta nossa página no Facebook e fique por dentro deste e outros assuntos de saúde e bem estar.


Deixe-nos seus comentários logo abaixo.


Gostou deste post? Compartilhe-o com seus amigos:


segunda-feira, 22 de julho de 2013

Os malefícios do cigarro para a mulher




Todos já sabemos que fumar faz mal para a saúde, provocando doenças graves como vários tipos de câncer e cardiopatias, mas no caso específico das mulheres, quais são os malefícios do cigarro?


Os malefícios do cigarro para a mulher


Pelo fato das mulheres serem mais suscetíveis a AVC (Acidente Vascular Cerebral), fumar aumenta ainda mais o risco, principalmente quando se compara mulheres fumantes e não-fumantes na faixa de 40 a 49 anos.


os maleficios do cigarroPor aumentar o risco de AVC, cresce a probabilidade de trombose e infarto nas mulheres fumantes, especialmente nas que têm histórico familiar de aparecimento de trombos na circulação. Isso ocorre porque o cigarro diminui a taxa do HDL (bom colesterol) favorecendo a arterosclerose.


Além disso, deve-se ressaltar o efeito extremamente danoso do cigarro a uma gravidez, uma vez que o fumo comprovadamente aumenta as chances de aborto espontâneo, prematuridade do bebê, baixo peso do recém-nascido e malformações.


Não apenas durante a gestação, mas fumar também parece atrapalhar o desenvolvimento da criança após a gravidez, uma vez que em crianças de 7 anos, filhas de gestantes que fumaram 10 ou mais cigarros por dia, constatou-se um atraso no aprendizado em relação às outras crianças.


O bebê também é afetado pelo cigarro se a mãe mantiver o hábito de fumar, uma vez que já foram relatados casos de cianose, taquicardia e crises de parada respiratória após a mamada.


O bebê também sofre se a mãe for uma fumante passiva, sendo ele, nesse caso, um fumante passivo de segunda linha.


Para relatar como o bebê sofre os efeitos da nicotina, foi constatado que o ritmo cardíaco fetal torna-se instável e inconstante enquanto a mãe está fumando.


Esperamos que tenha achado úteis estas informações sobre os malefícios do cigarro para a mulher.


Recomendamos que conheça uma bebida desintoxicante à base de chá verde e chá preto.


Curta nossa página no Facebook e fique por dentro deste e outros assuntos de saúde e bem estar.


Deixe-nos seus comentários logo abaixo.


Gostou deste post? Compartilhe-o com seus amigos:


quarta-feira, 17 de julho de 2013

Os shakes emagrecem mesmo?




Essa pergunta deve rondar na cabeça de muitas pessoas que precisam reduzir seu peso: os shakes emagrecem mesmo ou só servem para diminuir meu bolso?


Realmente os shakes emagrecem?


Os shakes emagrecem


Em 2003, no Journal of Obesity*, foi publicado um trabalho comparando um grupo de pessoas que seguiu uma dieta tradicional de baixas calorias com o outro que seguiu um plano de substituição parcial de refeições, na forma de shakes.


Os resultados demonstraram que em ambos os grupos, as pessoas que seguiram os programas perderam peso. No entanto, no grupo dos shakes, o emagrecimento foi maior, com redução importante da massa de gordura e das medidas da cintura.


Este grupo ainda apresentou menor abandono do programa quando comparado com o grupo da dieta tradicional.


Para a surpresa de muitos pesquisadores, no grupo que utilizou shakes, foi observado um aumento no consumo de frutas e vegetais. Fato importantíssimo para o bom estado nutricional desses indivíduos.


Essas pesquisas documentam, cientificamente, o que no mundo todo milhões de consumidores de shakes verificam todos os dias. A utilização correta dos shakes e o seguimento do seu programa naturalmente vão resultar num aumento do consumo de frutas, verduras e numa melhor alimentação como um todo.


Além da boa nutrição, um programa que promove o estilo de vida saudável, como é o caso do da Herbalife, também deve estimular a prática regular de atividade física, boa hidratação, cuidados pessoais e com a pele, lazer e atividades prazerosas juntamente com as pessoas que amamos, sem esquecer o tão necessário repouso.


shake da Herbalife, com proteínas de alto valor biológico, carboidratos, fibras, vitaminas, sais minerais e calorias controladas, pode, perfeitamente, fazer parte de um programa alimentar saudável. Isso vai ocorrer se ele for preparado conforme orientado no rótulo e consumido em conjunto com outras refeições e lanches saudáveis.


*Referência: Heymsfield SB.et AL. Weight management using a meal replacement strategy: meta and pooling analysis from six studies. Int J Obes Relat Metab Disord. 2003 May; 27(5):537-49.


Fonte principal: nutricao.herbalife.com.br | Por: Dr Nataniel Viuniski, Médico Nutrólogo


Esperamos que tenha gostado destas informações que podem esclarecer suas dúvidas sobre se os shakes emagrecem.


Recomendamos que veja também um shake com nutrição balanceada.


Curta nossa página no Facebook e fique por dentro deste e outros assuntos de saúde e bem estar.


Deixe-nos seus comentários logo abaixo.


Gostou deste post? Compartilhe-o com seus amigos:


segunda-feira, 15 de julho de 2013

Tratamento para a gastrite e úlcera gástrica




Conheça os sintomas, causas e tratamento para a gastrite e úlcera gástrica.


A gastrite é a anormalidade funcional do estômago caracterizada por vários sintomas, sendo a dor, ou a queimação -azia- e a má digestão os mais comuns. As gastrites podem ser crônicas ou agudas.


tratamento para a gastriteNo primeiro caso elas são mais antigas e se manifestam por fases em que os sintomas são mais acentuados e, nas agudas, ocorrem devido a causas mais recentes, como por ação de medicamentos na mucosa gástrica, intoxicação, má alimentação e outros.


A gastrite é a inflamação e a irritação das membranas do estômago.


A úlcera gástrica é uma chaga -ferida- nas paredes do estômago, duodeno ou intestino delgado.


Sintomas da gastrite


Dispepsia, má-digestão, vômito, dor de cabeça, acidez, queimação e mal-estar. No caso de úlcera, sente-se dor na boca do estômago.


Causas


As principais causas da gastrite são o consumo de álcool, café, frituras e condimentos em geral. O estresse, nervosismo e ansiedade também dão causa à gastrite.
Frequentemente a gastrite está associada a fatores nervosos, psicossomáticos, a hábitos alimentares ou como resultado de um ritmo de vida estressante e desequilibrado. Também existe o fator relevante que é a hereditariedade onde as pessoas são mais susceptíveis a esta doença.
Recentemente surgiram teorias apontando a possibilidade da bactéria heliobacter pilorii desenvolver gastrite e úlceras.
A evolução da gastrite pode causar a úlcera gástrica.


Tratamento para a gastrite


Deve ser eliminado o uso de alguns temperos, condimentos, pimenta, álcool, café, bebidas gaseificadas, alguns medicamentos analgésicos em comprimidos e as frituras.
Recomenda-se a ingestão de alimentos como: queijos, farinha de cereais, batata cozida, sopa de massa e frango, ovo cozido…
Também é recomendável fazer varias refeições leves em lugar de 2 ou 3 abundantes.


A ingestão de Suco de Aloe Vera também é muito benéfica – começando com uma pequena quantidade – 25 ml, diluída em água, para aumentar a quantidade depois de uma semana de uso inicial.


O uso da Espinheira Santa como chá tem comprovado efeito analgésico além de sua ação de cicatrizante.


Atenção: Se aparecer sinal de sangue nas fezes, procure um médico rapidamente.


Terapia natural contra gastrite


- Própolis de abelha
- Aloe Vera (babosa) suco – Tomar uma dose de 30ml (3 colher de sopa), 30 minutos antes das refeições.
- Espinheira Santa
- Gérmen de Trigo
- Saião
- Ipê Roxo
- Zedoaria
- Resina de Jatobá
- Bardana
- Artemísia


Receitas contra gastrite e úlcera gástrica




quinta-feira, 11 de julho de 2013

Obesidade pode provocar morte prematura




Perder peso pode acrescentar anos a sua vida. Novos estudos confirmam que a obesidade está crescendo, trazendo com ela um maior risco de diabetes e outras doenças crônicas. O pior de tudo é que os pesquisadores confirmaram o que há muito tempo se suspeitava: a obesidade pode provocar morte prematura.


Veja a continuação o resultado de um estudo sobre este assunto.


A obesidade pode provocar morte prematura


Obesidade pode provocar morte prematura


Em janeiro de 2003, o Journal of the American Medical Association mostrou um estudo que a obesidade parece diminuir a expectativa de vida, especialmente entre jovens adultos.


Os pesquisadores compararam o Índice de Massa Corporal (IMC) com a longevidade e descobriram uma correlação entre morte prematura e IMC mais alto. Por exemplo, estimou-se que um homem branco de 20 anos, 1,75m, pesando 140 quilos com um IMC maior que 40 pode perder 13 anos de sua vida como consequência da obesidade.


Embora esse estudo faça referência a níveis extremos de obesidade, há ainda milhões de pessoas com sobrepeso com uma faixa de expectativa de vida que é de três a cinco anos menor do que a de seus colegas com peso saudável.


Herbalife para saúde a longo prazo


A Herbalife tem ajudado milhões de pessoas com sobrepeso a controlar a alimentação por meio de produtos que podem ajudar a baixar a ingestão de calorias de forma nutricionalmente segura. Além disso, incentiva as pessoas a adotarem um estilo de vida mais saudável melhorando seus hábitos alimentares.


Por: Dra Susan Bowerman, MS, RD, CSSD
Diretora Assistente do Centro de Nutrição Humana da UCLA (Universidade da California)
Fonte principal: nutricao.herbalife.com.br


Esperamos que tenha achado úteis estas informações sobre como a obesidade pode provocar morte prematura.


Recomendamos que veja também programas de emagrecimento.


Curta nossa página no Facebook e fique por dentro deste e outros assuntos de saúde e bem estar.


Deixe-nos seus comentários logo abaixo.


Gostou deste post? Compartilhe-o com seus amigos:


segunda-feira, 8 de julho de 2013

A alimentação funcional pode prevenir doenças




Há alimentos muito poderosos que fazem parte da chamada alimentação funcional. Estas dádivas da natureza, além de nutrir, são capazes de prevenir várias doenças não transmissíveis, como hipertensão, diabetes, problemas cardiovasculares e câncer.


alimentação funcional


Contudo, fique atento(a) à forma de consumo, que deve ser regular e sem exageros, e ao modo de preparo, tentando preservar as substâncias ativas destes alimentos.


Benefícios da Alimentação Funcional


Veja a seguir uma lista com os principais alimentos funcionais e conheça seus benefícios para a saúde.


Cereais Integrais


Aveia, centeio, cevada, quinua.


Componentes ativos: fibras solúveis e insolúveis.


Benefícios: também encontradas em leguminosas, como soja, feijão e ervilha, e em hortaliças com talos e frutas com cascas, essas fibras melhoram o trânsito intestinal, controlam os níveis de glicose no sangue e dão maior saciedade, ajudando a prevenir câncer de intestino e de cólon, diabetes e obesidade. A aveia, em particular, ainda consegue ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim (o LDL) e, por conta disso, recebeu o selo de alimento redutor do risco de doenças cardíacas, pelo FDA, o órgão norte-americano de controle de alimentos e remédios.


Dose mínima recomendada: quatro colheres de sopa por dia.


Soja e Derivados


Tofu, leite, farinha, proteína


Componentes ativos: isoflavonas e proteína da soja.


Benefícios: a isoflavona é um fito-hormônio com ação estrogênica capaz de amenizar os sintomas da menopausa e prevenir a osteoporose. Também atua como anticancerígeno, contra o câncer de mama e o de cólon. Quanto às proteínas da soja, estas conseguem reduzir os níveis de colesterol, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares.


Dose mínima recomendada: 50 g do grão por dia, o equivalente a duas xícaras de chá.


Frutas Cítricas


Laranja, tangerina.


Componentes ativos: flavonoides.


Benefícios: essa substância também está presente na soja, tomate, pimentão, alcachofra, cereja e salsa. É benéfica graças a sua ação vasodilatadora, anti-inflamatória, antioxidante e anticâncer.


Dose mínima recomendada: duas frutas com bagaço ou um copo de suco diariamente.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Suplementos nutricionais para a boa saúde




Estudos científicos respaldam o consumo de suplementos nutricionais para a boa saúde. Veja a seguir como a suplementação diária com multivitamínicos e extratos de chá verde pode ajudar a suprir parte das suas carências nutricionais.



suplementos nutricionaisSuplementos nutricionais vitamínicos são recomendados para todos os adultos


Journal of the American Medical Association.


Pesquisadores conduziram estudo que reconhece os benefícios das vitaminas e recomendam que todos os adultos tomem vitaminas diariamente 1. Os autores revisaram artigos publicados em mais de 30 anos para determinar os efeitos das vitaminas em doenças crônicas.


Evidências indicam que não tomar vitaminas suficientes pode levar a um aumento do risco de doenças crônicas tais como doenças cardiovasculares, câncer e osteoporose.


Assim como a falta, o excesso também pode ser prejudicial a saúde, por isso é importantíssimo seguir corretamente a sugestão de uso informada nas embalagens dos produtos.


1 Fairfield, K.M, Fletcher, R.H. Vitaminas para Prevenção de Doenças Crônicas em Adultos: Revisão Científica. Jornal da Associação Médica Americana 2002; 287:3116-3126.


Chá verde ajuda a proteger a pele da radiação ultravioleta


Journal of the American Academy of Dermatology


Todos nós já sabemos que devemos usar protetor solar e limitar a exposição à radiação ultravioleta, mas, além da proteção solar, estudos têm demonstrado que tanto o consumo quanto a aplicação tópica de polifenóis do chá verde podem inibir o impacto da radiação ultravioleta 2.


Um outro estudo concluiu que os extratos de polifenol do chá verde são substâncias eficientes para prevenir os efeitos adversos da luz do sol 3.


2 Fairfield, K.M, Fletcher, R.H. Vitaminas para Prevenção de Doenças Crônicas em Adultos: Revisão Científica. Jornal da Associação Médica Americana 2002; 287:3127-3129.


3 Elmets, C.A., Singh, D., Tubesing, K. et al. Foto Proteção Cutânea de danos com Ultravioletas pelos Polifenóis do Chá Verde. Jornal da Academia Americana de Dermatologia 2001; 44(3): 425-432.


Fonte principal: nutricao.herbalife.com.br


Esperamos que tenha achado úteis estas informações sobre a importância do consumo de suplementos nutricionais para a boa saúde.


Recomendamos que veja também suplementos nutricionais e bebida à base de chá verde.


Curta nossa página no Facebook e fique por dentro deste e outros assuntos de saúde e bem estar.


Deixe-nos seus comentários logo abaixo.


Gostou deste post? Compartilhe-o com seus amigos:


segunda-feira, 1 de julho de 2013

10 Dicas para Aliviar as Cólicas Menstruais




Boa parte das mulheres sofre todos os meses com as temidas cólicas menstruais, dores intensas provocadas quase sempre antes do período.


DismenorréiaMas, será que existe alguma maneira de aliviar este martírio mensal?


Por que existem mulheres que não sentem dores, ou apenas as sentem com baixa intensidade?


Origem das cólicas menstruais


Antes de irmos direto ao assunto, deixe-nos explicar-lhe a causa das cólicas menstruais.


Conhecida na terminologia médica como ‘dismenorréia’, a cólica menstrual é provocada por químicos produzidos pelo útero chamados ‘prostaglandinas’, cuja função é ajudar o músculo uterino a se contrair, permitindo que tecidos e fluidos sejam eliminados durante a menstruação.


Em algumas mulheres, as prostaglandinas podem ser produzidas em excesso, ocasionando contrações uterinas mais fortes do que o normal, que geram as temidas cólicas menstruais.


Agora que você entendeu o motivo das suas dores, veja nossas dicas para livrar-se deste martírio desnecessário!


10 Dicas para aliviar as cólicas menstruais


1 – Mantenha uma alimentação equilibrada


Os químicos regem todo o funcionamento do nosso corpo e, qualquer desequilíbrio, poderá acarretar algum efeito negativo. Como a maior parte dos químicos entra no nosso organismo através da alimentação, se você tiver cuidado com o que ingere, poderá garantir que o seu corpo funcione da maneira adequada em todos os sentidos.


De uma maneira geral, evite ao máximo o sal, os doces e a carne vermelha e opte por mais vegetais, frutas, peixe e carnes brancas. Faça 6 refeições leves por dia, em vez de 2 a 3 refeições pesadas.


2 – Suplemente seu corpo com cálcio, magnésio e potássio


Certos minerais como o cálcio, magnésio e potássio podem ajudar muito no alívio das cólicas menstruais.


Já foi demonstrado por estudos científicos que as mulheres que ingerem suplementos de cálcio sofrem muito menos de cólicas menstruais do que aquelas que não o fazem.


Por outro lado, o magnésio é importante porque ajuda na absorção do cálcio.


Por último, o potássio, ajuda a aumentar a circulação do sangue e a reduzir dores gerais em todo o corpo.


3 – Suplemente com vitaminas


Um bom suplemento multivitamínico tomado diariamente (após as principais refeições), poderá ajudá-la a combater as terríveis dores menstruais.


A dica é: escolha sempre suplementos de boa qualidade!


4 – Tome chá de erva doce (funcho)


Coloque uma colher pequena de sementes de erva doce numa caneca e despeje água fervente por cima. Espere uns minutos e beba. O efeito é incrível!


5 – Beba um copo de leite quente


O leite contém vários dos minerais mencionados anteriormente (potássio, cálcio e magnésio), além de vitaminas importantes para o seu organismo. É uma boa forma de repor os nutrientes perdidos durante o período e de aliviar as dores.


6 – Cuidado com o álcool


O álcool ajuda a reter líquidos, por tanto, poderá agravar ainda mais o problema. Evite ingerir bebidas alcoólicas durante o período menstrual.


7 – Não use diuréticos


Os diuréticos, longe de ajudar, irão eliminar do seu organismo minerais importantes como o potássio. Para eliminar líquidos durante o período, corte o sal e o álcool, que normalmente fazem com que a água fique retida.


aliviar cólicas menstruais8 – Mantenha-se aquecida


Com o calor, os músculos tendem a descontrair. Mantenha seu abdômen aquecido, colocando, compressas quentes ou uma bolsa de água quente durante alguns minutos na região.


Banhos de água quente também são muito recomendados.


9 – Faça exercícios leves


Exercícios moderados, como caminhar na esteira, ioga ou alongamento poderão ajudá-la a diminuir as dores. A adrenalina e as endorfinas liberadas durante os exercícios, além de ajudá-la a reduzir as dores, farão com que sua mente se distraia da sua condição.


10 – Faça uma massagem nos pés


É uma ótima maneira de aliviar as cólicas menstruais.


Faça pressão durante alguns minutos com as pontas dos dedos nas depressões logo acima do calcanhar. Isto sedará sua dor.


Passe ainda os dedos nas partes laterais do tendão de Aquiles, deslocando-os em direção à barriga da perna.


Recomendamos que conheça um suplemento de vitaminas e minerais.


Fique por dentro deste e outros assuntos de saúde: curta nossa página no Facebook.


Deixe-nos seus comentários logo abaixo.


Gostou deste post? Compartilhe-o com seus amigos: