quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

A importância das proteínas




As proteínas estão entre os nutrientes mais importantes para o nosso organismo, pois formam a parte estrutural das células, que os outros nutrientes depois irão preencher.


Importancia das proteinas


A importância das proteínas para o nosso organismo


Poderíamos dizer que as proteínas constituem uma espécie de “esqueleto” celular. Nos ossos, por exemplo, o cálcio, magnésio e o fósforo ficam dentro de uma estrutura formada por proteínas. Músculos, tendões, unhas, pele, cabelo, membranas, são todos formados por proteínas.


Se você estiver querendo emagrecer, saiba que as dietas de proteínas funcionam seguindo o princípio de que elas sinalizam o cérebro com uma sensação de saciedade, impedindo a ingestão exagerada de outros alimentos com alto teor calórico.


Por outro lado, se sua meta for ganhar massa muscular, é importante ressaltar que as dietas de proteínas são essenciais, porque os alimentos com alto teor proteico ajudam na construção dos músculos de maneira saudável.


Tipos de Proteínas


De acordo com sua origem ou fonte, existem dois tipos de proteínas:


- Proteínas de origem animal. São insolúveis, devido a sua estrutura molecular, e concentradas, contendo em ótimas quantidades os aminoácidos essenciais. Dentro deste grupo podemos encontrar as esfero proteínas ou proteínas globulares (constituídas por líquidos orgânicos), assim como as protaminas e histonas (encontradas nas ovas de peixe).


- Proteínas de origem vegetal. Como o nome já diz, são as provenientes de plantas, principalmente dos cereais e fornecem um pouquinho de cada um dos aminoácidos essenciais em proporções diferentes.


Do ponto de vista das suas funções, podemos classificá-las em seis tipos de proteínas diferentes:


- Estruturais: fazem parte dos tecidos dando-lhes elasticidade, rigidez e consistência (exemplos: colágeno, actina, miosina, queratina, fibrinogênio e albumina).


- Hormonais: exercem funções específicas sobre algum órgão ou estrutura do organismo (por exemplo, a insulina).


- Defensivas: participam em várias funções de defesa do nosso organismo (exemplos: os anticorpos, o fibrinogênio e a trombina).


- Energéticas: o organismo pode obter energia a partir dos canais que as compõem.


- Enzimáticas: as enzimas são proteínas capazes de catalisar reações bioquímicas e suas funções dependem da sua estrutura. Antigamente, acreditava-se que cada enzima era capaz de catalisar somente um tipo de reação química, entretanto, hoje sabemos que algumas são capazes de catalisar diferentes tipos de reações.


- Condutoras: o transporte de gases (principalmente do oxigênio) é efetuado pela hemoglobina e hemocianina, proteínas encontradas nos glóbulos vermelhos.


Saiba mais sobre proteínas clicando aqui.


Recomendamos que conheça um pó com proteína isolada de soja e proteína de soro do leite e um shake com alto teor de proteínas.


Esperamos que tenha gostado deste post sobre a importância das proteínas para o nosso organismo.


Curta nossa página no Facebook e fique por dentro deste e outros assuntos de saúde e bem estar.


Deixe-nos seus comentários logo abaixo.


Gostou deste post? Compartilhe-o com seus amigos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário