terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Alimentação saudável e equilibrada




Você já ouviu falar em dieta colorida? É o mais novo conceito em alimentação saudável e equilibrada.


Alimentação saudável e equilibradaAs cores dos alimentos são determinadas por pigmentos, substâncias que, além de colorir, desempenham papéis importantes na prevenção e na proteção do organismo contra doenças.


Monte seu prato incluindo pelo menos um alimento de cada cor, isto garantirá o equilíbrio de nutrientes e trará muitos benefícios para sua saúde.


Dieta colorida, uma alimentação saudável e equilibrada


Veja a seguir o que cada cor de alimento pode fazer pela sua saúde.


Alimentos Brancos


Leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana.


Ótimas fontes de cálcio e de potássio, minerais que contribuem na formação e manutenção dos ossos, ajudam na regulação dos batimentos cardíacos e são fundamentais para o bom funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.


Alimentos Vermelhos


Morango, tomate, melancia, caqui, goiaba vermelha, framboesa e cereja.


Ricos em licopeno, substância antioxidante apontada como um protetor eficaz contra o aparecimento de câncer de próstata. Os alimentos vermelhos contêm, ainda, antocianina que estimula a circulação sanguínea.



Alimentos Amarelos e Alaranjados


Mamão, cenoura, manga, laranja, abóbora, pêssego e damasco.


Ricos em vitamina B-3 e ácido clorogênico, substâncias que mantêm o sistema nervoso saudável e ajudam a prevenir o câncer de mama. Também possuem beta-caroteno, um antioxidante que ajuda a proteger o coração e retarda o envelhecimento.


Alimentos Roxos


Uva, ameixa, figo, beterraba, berinjela e repolho-roxo.


Contêm ácido elágico, substância que retarda o envelhecimento e neutraliza agentes cancerígenos, prevenindo diversos tipos de câncer.


Alimentos Verdes


Vegetais folhosos, pimentão, salsão e ervas.


Contêm cálcio, clorofila, vitamina C e vitamina A, substâncias com os seguintes benefícios:



  • Desintoxicam as células.

  • Inibem radicais livres (que danificam as células e causam doenças).

  • Tem efeito anticancerígeno.

  • Ajudam a proteger o coração.

  • Protegem o cabelo e a pele.

  • Melhoram o sistema imunológico.

  • Importantes para os ossos e contrações musculares.


Alimentos Marrons


Nozes, aveia, castanhas e cereais integrais como arroz, trigo e centeio.


Contêm fibras e vitaminas dos complexos B e E que melhoram o funcionamento do intestino, combatem a ansiedade e a depressão e previnem o câncer e as doenças cardiovasculares.


Fonte principal: Petrobras – Nutrição e Alimentos Funcionais


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Esperamos que tenha gostado destas informações sobre como uma dieta colorida pode proporcionar-lhe uma alimentação saudável e equilibrada.


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