sexta-feira, 7 de março de 2014

Como fortalecer os ossos | Proteína fortalece os ossos




Não é somente o cálcio que é necessário para ter uma estrutura óssea saudável e forte: um novo estudo provou que a proteína também joga um papel fundamental na densidade dos ossos. Aprenda agora como fortalecer os ossos com a alimentação.


Como fortalecer os ossosIdosos que consomem uma dieta rica em proteína são menos propensos a sofrer fraturas de quadril do que idosos cuja ingestão diária deste nutriente é menor, de acordo com novo estudo do Institute for Aging Research, em Boston, EUA.


Como fortalecer os ossos com proteínas


O consumo diário maior que 46 gramas de proteína aumenta a densidade de massa óssea.


Os pesquisadores analisaram a dieta diária de 946 idosos e, assim, puderam constatar que aqueles que consumiam uma taxa abaixo de 25% de proteína, ou seja, menos do que as 46 gramas de proteína por dia recomendada pelos médicos, tiveram suas chances dobradas de sofrer uma fratura no quadril em comparação aos que consumiam maiores quantidades de proteína.


O estudo, financiado em parte pelo Instituto Nacional da Artrite e Doenças Osteomusculares dos Estados Unidos está baseado em estudos anteriores que vem tentando descobrir com driblar a doença de forma eficiente.


O último deles, realizado pela Universidade de Columbia, Nova York, e concluído em Março deste ano, buscou uma relação entre o uso de determinados medicamentos e o maior índice de fraturas na coxa e quadril.


Uma dieta rica em proteína pode reduzir os riscos de fraturas em idosos


Através da análise de 112 mulheres que estavam na menopausa, os cientistas descobriram que aquelas que tomavam remédios contendo os bifosfonatos, próprios para combater a osteoporose, apresentavam muito mais chances de sofrer fraturar na coxa, perna e no quadril, do que aquelas que apenas tomavam suplementos alimentares.


Outros estudos, mais voltados para a alimentação, demonstraram, ainda, que a ingestão de proteína está também ligada à maior densidade mineral óssea.


De acordo com os pesquisadores, a maioria das fraturas ocorre após uma queda, o que pode ser causado pela menor massa muscular e diminuição da força nas extremidades inferiores. Por isso, a proteína na dieta pode ser eficiente para proteger idosos contra as fraturas, através da construção de músculos mais fortes nas pernas.


Após o estudo, os médicos recomendam que os idosos consumam pelo menos 46 gramas de proteína por dia, que pode ser obtida de fontes animal (queijo, leite, frango) ou vegetal (legumes, grãos, nozes e sementes). Além da dieta, a prática de exercícios para construir músculos mais fortes e melhor equilíbrio, bem como outras estratégias de prevenção de quedas, regular, como reduzir os riscos em casa, pode ajudar a proteger idosos contra quedas e fraturas no quadril.


Fonte principal: Revista Minha Vida – Alimentação


Esperamos que tenha gostado deste post sobre como fortalecer os ossos e recomendamos que veja também proteína de soja isolada com proteína de soro do leite e um shake com 18 gramas de proteína por porção.


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