segunda-feira, 2 de junho de 2014

Os benefícios do brócolis, um superalimento




Talvez você goste deste incrível alimento, mas, você sabe quais são realmente os benefícios do brócolis?


Quase tudo é aproveitado: suas folhas, flores e pedúnculos florais podem ser consumidos.


os beneficios do brocolisO brócolis é rico em minerais (cálcio, potássio, ferro, zinco, sódio), vitaminas (A, C, B1, B2, B6, K, folato), proteínas, fibras alimentares (5 g por xícara) e outros nutrientes.


Os benefícios do brócolis, um superalimento!


Contém fitoquímicos, como o sulforafano, que tem a capacidade de eliminar as bactérias responsáveis pelas doenças pulmonares, prevenindo ou reduzindo as infecções que frequentemente afetam os pacientes ou fumantes.


O consumo diário de brócolis evita úlceras e gastrites, pois o sulforafano também elimina a bactéria H Pylori, responsável por alguns tipos de gastrite, úlcera e até câncer de estômago.


Por outro lado, seu consumo diário também evita doenças do coração.


Nos últimos 20 anos, a ciência tem pesquisado as propriedades do brócolis no combate ao câncer.


Este vegetal é rico em bioflavonoides e outras substâncias que protegem contra vários tipos de tumores como os de cólon, mama, colo do útero, pulmões, próstata, esôfago, laringe e bexiga. Segundo os pesquisadores, pessoas que consomem o brócolis com regularidade têm menos chances de desenvolver estes tipos de câncer.


Os bioflavonoides e os antioxidantes encontrados neste alimento protegem as células do corpo contra as mutações e os danos provocados pelas moléculas instáveis que levam à formação do câncer.


Estas substâncias também fortalecem enzimas protetoras das células que impedem a ação de hormônios que estimulam a evolução dos tumores, inibindo assim a propagação dos mesmos.


O brócolis tem alto teor de fibras, ajudando na digestão, e tem pouquíssimas calorias: uma xícara de brócolis possui apenas 40 Kcal.


Como consumir o brócolis


Este superalimento pode ser consumido de várias maneiras: cru em saladas, cozido, grelhado, ou como ingrediente de receitas, como suflês, sopas, tortas, bolos e refogados.


Mas, cuidado: quando cozido em excesso, o brócolis perde grande parte dos seus nutrientes. Por isso, o ideal é cozinhá-lo ao vapor (experimente com um pouco de limão e um toque de queijo ralado) ou numa panela tampada contendo pouca água e por pouco tempo. Assim manterá todas as suas propriedades benéficas à saúde.


Com galinha em cubos e alho fica uma delicia! Adicione brócolis aos pratos de massas juntamente com alguns outros vegetais e você verá como ficam mais apetitosos.


Esperamos que tenha gostado deste post sobre os benefícios do brócolis.


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