terça-feira, 14 de outubro de 2014

Alimentos que nos dão energia

Existem alimentos que nos dão energia e disposição. Veja a continuação quais alimentos são estes.


Os cereais integrais, a carne de peru, o guaraná e o café merecem destaque entre os alimentos que garantem energia física e mental.


Os cereais integrais, grupo de alimentos composto por grãos como o arroz, o trigo, o milho, o centeio e a aveia, contém carboidratos e fibras, dupla que garante níveis estáveis de açúcar no sangue, evitando sintomas de fraqueza e picos de fome.


Alimentos que nos dão energiaSe consumidos em porções adequadas — pães (duas fatias), grãos (1/2 xícara), barra de cereal (uma unidade), biscoitos (três unidades) — estes alimentos tendem a ser absorvidos pelo organismo de forma gradual, conferindo mais energia e disposição.


Alimentos que nos dão energia


Quando o carboidrato está disponível no sangue de forma constante, ele mantém estável o neurotransmissor do bem-estar: a serotonina. Isso nos deixa mais felizes, pois colabora com o controle do estresse e da ansiedade e com a manutenção do bom humor.


Mas é preciso escolher bem o tipo de carboidrato que você vai ingerir.


Comer muito pão branco ou outros alimentos refinados em excesso pode gerar o efeito contrário: um estado de euforia, pela alta ingestão de açúcar de uma vez só, seguido por uma queda de energia, já que o organismo terá de fazer bastante esforço para metabolizar toda essa glicose.


As frutas, em especial a banana, a manga e a pera, são boas fontes de carboidratos.


Já os alimentos que estimulam a atividade cerebral trabalham por outros mecanismos. Eles atuam no sistema nervoso central mantendo-o em alerta.


A cafeína, composto químico presente no café, no guaraná e em alguns tipos de chá, como o chá verde, é um dos principais elementos para este estímulo. No entanto, se for consumida em excesso, pode prejudicar o sono.


Os alimentos ricos em proteínas, ao serem digeridos, liberam aminoácidos que também contribuem de forma diferente para um corpo em alerta.


A tirosina presente na carne de peru, por exemplo, deixa nosso organismo mais ativo, enquanto o triptofano, proporcionado pelo leite, contribui para um bom sono — essencial para ter mais disposição no dia seguinte.


Para conseguir energia física e mental de maneira constante, invista em uma dieta saudável e em boas horas de sono e lazer. Um corpo bem disposto não é reflexo somente do bem-estar físico, mas também mental e espiritual.


Fonte principal: revistamarieclaire.globo.com


Esperamos que tenha gostado deste artigo sobre os alimentos que nos dão energia.


Recomendamos que veja também: 


Chá verde com cafeína


Chá preto com guaraná para melhorar seus níveis de energia








Gostou deste post? Compartilhe-o com seus amigos:



Nenhum comentário:

Postar um comentário