quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Benefícios do manjericão

O manjericão é uma erva altamente nutritiva que proporciona diversos benefícios para nossa saúde.
Estudos demonstraram os efeitos benéficos de dois dos seus componentes ativos: os flavonoides e os óleos voláteis.
Os flavonoides protegem às estruturas das células e os cromossomos contra a radiação e os danos provocados pelos radicais livres.
Os flavonoides polifenólicos que contém tem ação antioxidante, impedindo o processo de oxidação das células.
Seus óleos voláteis (estragol, linalol, cineol, eugenol, sabineno, mirceno e limoneno) protegem contra o crescimento de bactérias nocivas.
Um destes óleos, o eugenol, pode bloquear a atividade de uma enzima chamada ciclooxigenase (COX), o que lhe confere efeitos anti-inflamatórios e curativos, proporcionando alívio a pacientes com doenças inflamatórias, como a artrite reumatoide.
O manjericão também é uma excelente fonte de vitaminas A (carotenoides, como o beta-caroteno), B9 (ácido fólico), C, E e K, além de minerais como o magnésio, manganês, zinco, cálcio, ferro, cobre e potássio.
Também contém fibras alimentares e proteínas.

Leia mais: Benefícios do manjericão.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Receita de suco detox para emagrecer

Tem sucos funcionais com propriedades incríveis: além de hidratar, ajudam a desintoxicar o organismo, melhoram o funcionamento do intestino, aumentam a imunidade e, como se tudo isso fosse pouco, são excelentes para emagrecer!
Além de mais, alguns desses sucos têm propriedades anti-inflamatórias, ajudando a desinchar o corpo.
Chamados de sucos detox, seu segredo está nas propriedades dos ingredientes utilizados, ricos em fibras, minerais, vitaminas e outros nutrientes fundamentais para nossa saúde.
Propriedades principais de alguns ingredientes
- Gengibre
O gengibre é um dos principais ingredientes dos sucos detox para emagrecer, pois tem propriedades termogênicas, ou seja, aumenta a temperatura corporal, ajudando na queima de gorduras.
É ideal para quem quer emagrecer com energia total.
- Couve
A folha de couve ajuda na eliminação de toxinas e proporciona uma excelente sensação de saciedade.
Além demais, melhora o funcionamento do intestino, combate a retenção de líquidos, oferece disposição e melhora a saúde da pele.
Leia mais: Receita de suco detox para emagrecer.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Os benefícios do chocolate

O chocolate é uma delícia, mas você sabia que uma das suas versões pode oferecer vários benefícios para a sua saúde?
Isto se deve ao cacau, boa fonte de minerais (cromo, ferro, magnésio, fósforo e potássio), gorduras boas (poli-insaturadas), fibras, cafeína e flavonoides (poderosos antioxidantes).
Mas, não se engane, pois somente as versões com bastante cacau em pó e pouco açúcar podem oferecer esses benefícios.
Conheça a continuação os tipos de chocolate mais conhecidos:
- Chocolate ao leite: tem na sua composição pelo menos 25% de cacau em pó, além de leite (que faz com que tenha colesterol e gordura saturada), açúcar e em alguns casos, até gorduras hidrogenadas.
- Chocolate branco: não tem cacau, pois é feito com a manteiga do cacau e açúcar. Além demais pode conter gorduras hidrogenadas.
- Chocolate meio amargo: tem pelo menos 40% de cacau em pó e possui menos leite e açúcar. Tem alguns benefícios, mas são diminuídos pela presença das gorduras do leite e do açúcar (o dobro do amargo).

Leia mais: Os benefícios do chocolate.