quinta-feira, 28 de julho de 2016

O que é bom para dor nos rins

Se você acha que pode estar com problemas nos rins, descobrir quais são os sinais mais comuns das doenças renais será o primeiro passo para achar uma solução eficaz.Os rins são dois órgãos em forma de feijão, aproximadamente do tamanho de um punho, que estão localizados perto da linha média das costas, logo abaixo da caixa toráxica.Qual a função dos rinsEstes dois órgãos são os responsáveis pela filtragem do sistema sanguíneo.Dentro de cada um deles existe aproximadamente 1 milhão de estruturas minúsculas chamadas nefrónios ou néfrons, que são as encarregadas de cumprir esta função.Todos os dias, or rins purificam aproximadamente 200 litros de sangue, gerando cerca de 2 litros de urina, composta de resíduos e excesso de água, que flui através de tubos chamados ureteres para a bexiga, onde se armazena até ser eliminada.Os rins, juntamente com o restante do aparelho urinário, controlam e mantêm o equilíbrio da água no corpo, garantindo que os tecidos recebam a quantidade de líquido necessária.
Leia mais: O que é bom para dor nos rins.

quinta-feira, 21 de julho de 2016

8 remédios naturais para a menopausa

A menopausa não chega de um dia para o outro, no entanto, a maioria das mulheres não está preparada, por isso, às vezes podem relacionar alguns sintomas clássicos com outros problemas.Alterações do humor, sudorese, ondas de calor, insônia e ansiedade estão entre os sintomas mais frequentes que muitas mulheres sofrem quando chegam à menopausa.Quando uma mulher entra neste período da sua vida, seus ovários começam a produzir menos hormônios do que produziam antes; é precisamente à esta mudança hormonal que se devem todos os sintomas.Oficialmente, considera-se que a mulher entra na menopausa quando para de menstruar por 12 meses consecutivos, mas não existe uma idade predefinida na qual possa-se esperar a chegada deste ciclo de vida.Na maior parte das mulheres os sinais costumam aparecer entre os 45 e os 50 anos.No entanto, algumas mulheres sofrem de menopausa precoce, enquanto outras têm menopausa tardia, podendo desfrutar de alguns anos a mais en que os seus hormônios agem como protetores naturais.Conheça 8 remédios naturais para menopausaEste é um momento em que o apoio médico lhe será sempre útil, mas você também pode incluir na sua dieta algumas soluções naturais que vão lhe ajudar a combater muitos dos sintomas.
Leia mais: 8 remédios naturais para a menopausa.

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Os benefícios do brócolis, um superalimento

Talvez você goste deste incrível alimento, mas, você sabe quais são realmente os benefícios do brócolis para a saúde?


Pesquisas científicas demonstraram uma ampla gama de propriedades terapêuticas associadas a este vegetal crucífero.








Quase tudo desta planta é aproveitado: suas folhas, flores e pedúnculos florais podem ser consumidos.


O brócolis é um alimento altamente nutritivo: é rico em minerais (cálcio, potássio, ferro, zinco, magnésio, cromo, cobre e fósforo), vitaminas (A, C, B1, B2, B6, K e folato), proteínas, fibras alimentares (5 g por xícara) e fitonutrientes.


os beneficios do brocolisOs benefícios do brócolis, um superalimento!


Este vegetal contém fitoquímicos, como o sulforafano, que têm a capacidade de eliminar as bactérias responsáveis pelas doenças pulmonares.


Desta maneira, previne ou até reduz as infecções que frequentemente afetam os pacientes ou fumantes.


O consumo diário de brócolis evita úlceras e gastrites, pois o sulforafano também elimina a Helicobacter pylori, bactéria responsável por alguns tipos de gastrite, úlcera e até câncer de estômago.


Por outro lado, seu consumo diário também evita doenças do coração.


Além demais, o brócolis tem um alto teor de fibras, o que favorece a digestão e colabora na redução do colesterol LDL (colesterol ruim).


Meia xícara de brócolis tem 50 g de fibra e apenas 50 Kcal.


E agora uma boa notícia para quem tem sensibilidade à lactose: o brócolis é uma ótima fonte de cálcio, magnésio e vitamina K, nutrientes essenciais para a boa saúde dos ossos.


O brócolis no combate ao câncer


Nos últimos 20 anos, a ciência tem pesquisado muito sobre as propriedades do brócolis no combate ao câncer.


Este vegetal é rico em bioflavonoides e outras substâncias que protegem contra vários tipos de tumores, como os de cólon, mama, colo do útero, pulmões, próstata, esôfago, laringe e bexiga.


Segundo os pesquisadores, as pessoas que consomem brócolis com regularidade têm menos chances de desenvolver estes tipos de câncer.








Em alguns estudos foi descoberto que os bioflavonoides e antioxidantes encontrados neste alimento protegem as células contra as mutações e os danos provocados pelas moléculas instáveis que levam à formação do câncer.


Acredita-se que a ajuda destes nutrientes no combate ao câncer aconteça de diferentes maneiras:


1- Aumentando e fortalecendo as enzimas que protegem as células e impedem a ação de hormônios estimuladores da evolução dos tumores, inibindo assim a propagação dos mesmos.


2- Eliminando as células anormais.


3- Ajudando o organismo a limitar a oxidação, o processo com o qual se iniciam muitas doenças crônicas a nível celular.


Como consumir o brócolis


Este superalimento pode ser consumido de várias maneiras: cru em saladas, cozido, grelhado, ou como ingrediente de receitas, como suflês, sopas, tortas, bolos e refogados.


Mas, cuidado: quando cozido em excesso, o brócolis perde grande parte dos seus nutrientes


Por isso, o ideal é cozinhá-lo ao vapor (experimente com um pouco de limão e um toque de queijo ralado) ou numa panela tampada contendo pouca água e durante pouco tempo.


Dessa maneira, manterá todas as suas propriedades benéficas à saúde.


Com caldo de galinha em cubos e alho fica uma delícia!


Adicione brócolis aos pratos de massas juntamente com alguns outros vegetais e você verá como ficam mais apetitosos.


Esperamos que tenha gostado destas informações sobre os benefícios do brócolis.


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Os benefícios do brócolis, um superalimento

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Quais os benefícios da aveia, um alimento funcional

Os benefícios da aveia para a saúde são múltiplas, tornando-a um alimento funcional ideal para todas as idades e perfeito para quem procura uma sensação de bem-estar.


Pode ser considerado como um dos cereais mais completos que podemos ingerir nas nossas refeições, tanto seja no café da manhã, almoço, café da tarde ou janta.








A aveia é um cereal muito nutritivo: na sua composição podemos encontrar proteínas, minerais, vitaminas, carboidratos complexos e fibras insolúveis, essenciais para a manutenção da nossa saúde.


quais os benefícios da aveiaSaiba agora quais os benefícios da aveia


As fibras insolúveis que a aveia contém não se dissolvem na água nem na mastigação, servindo como um quelante das substâncias tóxicas.


Isto significa que ela se junta a estas toxinas, transportando-as para fora do organismo.


Desta maneira, auxilia no bom funcionamento intestinal e diminui a absorção do colesterol LDL (colesterol ruim), tendo efeito de proteção para o coração.


Além desses benefícios, as fibras insolúveis reduzem o risco de desenvolvimento de câncer de intestino.


Por outro lado, retardam o esvaziamento gástrico, tendo como resultado uma maior saciedade.


Quando entram em contato com a água, formam géis que tornam o bolo fecal maior e mais viscoso, evitando a prisão de ventre.


Além demais, esta característica das fibras faz com que ocorra uma menor absorção de algumas substâncias presentes no bolo fecal, como a glicose e o colesterol, devido a uma menor ação das enzimas digestivas.


Com a ingestão da aveia e outras fontes de fibras insolúveis, como o farelo de trigo, grãos integrais, nozes e cascas de fruta, a absorção das gorduras e a glicose presente nos alimentos se torna mais lenta, permitindo assim o controle dos triglicérides e a diabetes.


Uma dica para os pacientes diabéticos que querem ingerir um alimento com índice glicêmico alto, como a banana, por exemplo, é acrescentar uma colher de aveia para que sua absorção seja mais lenta na corrente sanguínea.


A aveia é um dos cereais com maior conteúdo de proteínas, nutrientes essenciais para a produção e desenvolvimento de novos tecidos no organismo.


Também é uma ótima fonte de gorduras insaturadas ômega 6, o que colabora para a redução do colesterol LDL.








Por outro lado, contém um alto nível de vitaminas e minerais, de modo que é essencial para uma alimentação saudável, tanto nos adultos quanto nas crianças.


Entre as vitaminas que contém, podemos mencionar algumas do complexo B, como a B5 e B6, além da vitamina E.


Seus principais minerais são: cálcio, manganeso, selenio, cobre, ferro, zinco e iodo.


A aveia também contém carboidratos complexos, que são aqueles de absorção mais lenta e que nos proporcionam a energia necessária durante muito mais tempo que os carboidratos simples.


Além de todos estes benefícios, devemos lembrar que os cereais também são essenciais para o crescimento das crianças, devendo estar presentes em boas quantidades nas refeições.


A recomendação de fibras na dieta varia entre 20 e 30 g por dia, sendo que esta quantidade pode ser adquirida através de uma alimentação rica em aveia e outros cereais integrais, além de frutas, legumes e leguminosas.


Caso seja possível, é importante o acompanhamento de um profissional especializado para personalizar a dieta de acordo com as necessidades individuais de cada pessoa.


Esperamos que tenha gostado deste artigo sobre quais os benefícios da aveia.


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Quais os benefícios da aveia, um alimento funcional