quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Tem soluções eficazes para a presbiopia ou vista cansada?

Não tem como evitar, mais cedo ou mais tarde acontece com todo mundo. Portanto, não pense que aconteceu só com você quando começar a perceber que sua visão não é a mesma de antes.
Assim, você poderá estar enfrentando um fenômeno conhecido como presbiopia, que geralmente se manifesta entre os 40 e 45 anos de idade, para avançar inexoravelmente ao longo dos anos.
O que é presbiopia?
Trata-se de um problema natural próprio do envelhecimento do cristalino. Portanto, nada pode impedir a sua ocorrência. "Mas por que acontece isso?", você pode estar se perguntando.
Simplesmente porque nosso cristalino, que é a lente natural com a qual focamos as imagens, começa a sentir a passagem do tempo e perde a sua flexibilidade, de modo que piora a sua capacidade de focar objetos próximos.
É como se o “zoom” da nossa câmera ocular começasse a funcionar cada vez pior.
As alterações na curvatura da lente, no crescimento continuo e na perda de força dos músculos ciliares (músculos que relaxam e esticam a zônula, ligamento suspensor do cristalino) também foram identificadas como sendo causas da presbiopia.
Leia mais: Tem soluções eficazes para a presbiopia ou vista cansada?.

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

A importância dos sais minerais e as vitaminas

É fundamental conhecer a verdadeira importância dos sais minerais e as vitaminas.


Estes nutrientes desempenham um papel essencial no metabolismo e são necessários para o crescimento e bom funcionamento de todas as células do corpo humano.








Como não são produzidos pelo próprio organismo, devem estar presentes na nossa alimentação diária para evitar deficiências.


Os micronutrientes participam de forma decisiva em uma grande variedade de processos biológicos, de forma que a ação e função de cada um deles são específicas para a nossa saúde.


sais minerais e vitaminasApenas para citar alguns exemplos:


– o cálcio é vital para a saúde dos ossos;


– o ferro ajuda a prevenir anemia;


– as vitaminas A, C e E são poderosos antioxidantes que protegem as células contra a ação danosa dos radicais livres.


Conheça a importância dos sais minerais e as vitaminas


Uma pessoa para ser saudável deve aderir a uma alimentação variada e colorida.


Os últimos estudos comprovam que as vitaminas e os minerais dos alimentos são suficientes para fornecer todos esses micronutrientes que o nosso corpo necessita.


No entanto, isto só acontece quando os alimentos são de boa qualidade e se ingerem nas quantidades diárias recomendadas.


As principais fontes de vitaminas e minerais são as frutas, verduras, legumes, o leite e as carnes.


Isto significa que tomar um bom café-da-manhã, almoçar e jantar corretamente, além de fazer lanches saudáveis nos intervalos entre as principais refeições, normalmente seriam algumas maneiras inteligentes de consumir todos os micronutrientes necessários.


No entanto, devido à rotina agitada que vivemos, infelizmente muitas vezes não temos o tempo necessário ou a disponibilidade para mantermos uma alimentação saudável e equilibrada.








A suplementação de micronutrientes é recomendada?


É por tudo isso que muitos especialistas em nutrição recomendam o uso de suplementos de vitaminas e minerais em conjunto com a boa alimentação e a prática regular de atividade física.


Quando usados como recomendado nos rótulos, esses suplementos asseguram que o organismo irá receber as quantidades necessárias dos nutrientes para uma rotina cheia de saúde e disposição.


Outra boa notícia é que as vitaminas e os minerais podem colaborar com a boa saúde e bem estar tanto se são ingeridas como quando são aplicadas na pele.


Ou seja, a saúde e a beleza da pele também podem ser maximizadas adotando cuidados com a exposição ao sol, o uso de filtro solar e com a ação de cremes contendo vitaminas A, C e E.


Para finalizar, nunca é demais reforçar que, assim como a carência de vitaminas e minerais causa doenças, o seu excesso também pode oferecer certos riscos para a saúde.


Por esse motivo, o uso dos suplementos não deve ser abusivo e sempre devem ser seguidas as orientações dos fabricantes, que constam nos rótulos dos produtos.


Faça uso desses nutrientes sempre ao seu favor e obtenha uma boa saúde por dentro e por fora.







Esperamos que tenha gostado deste post sobre a importância que tem os sais minerais e vitaminas para a nossa saúde.




A importância dos sais minerais e as vitaminas

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

A importância do formato do corpo para emagrecer

Qual é o formato do seu corpo? Você pode ver a sua aparência quando se olha no espelho, mas talvez esteja muito ocupado(a) tentando esconder áreas fora de forma para que possa enxergar-se do jeito verdadeiro que você é.


Mas, você sabe qual a importância que isto tem para poder entrar em forma?








Quanta gordura você está carregando, comparada com a quantidade de músculos?


Onde você tem tendência a ganhar peso: na parte superior do corpo, na parte inferior ou na parte central?


Você precisa saber as respostas para estas perguntas para poder fazer seu plano pessoal de redução de peso e não voltar a recuperá-lo nunca mais. 


formato do corpoEm outras palavras: entender seu corpo é o primeiro passo para alcançar a sua melhor forma física.


Conheça a importância do formato do corpo feminino e masculino


Como menciona o Dr. David Heber, PhD: “Na qualidade de alguém que leciona sobre obesidade, tanto para médicos quanto ao público leigo, eu acredito que a perda de peso tem sido super enfatizada e a forma física sub-enfatizada”.


Muito provavelmente você já ouviu falar sobre o Índice de Massa Corporal (IMC), que é uma medida proporcional entre o peso e a altura de uma pessoa.


Em regras gerais, se o seu IMC for maior que 25, você está com sobrepeso e se for maior que 30, você é considerado(a) obeso.


Esta proporção, até hoje tem sido uma maneira poderosa para os cientistas documentarem a obesidade epidêmica e seus efeitos na saúde e nas doenças.


Entretanto, considerando você como indivíduo, ela pode ser enganosa.


Veja a seguir dois exemplos claros:


– um atleta ou esportista pode ser considerado com sobrepeso na escala do IMC, mas se o seu peso extra for devido aos músculos, ele não será gordo;


– uma pessoa com um IMC normal poderia ter um pouco de excesso de gordura abdominal e a sua aparência não seria exatamente a de uma pessoa magra








Essa aparente controvérsia acontece porque a massa magra é muito mais pesada do que a gordura.


Assim, a aparência e o formato corporal são realmente muito importantes.


As formas corporais


As formas físicas são pessoais e vão além das aparências mais comuns de “maçã” e “pêra”.


Imagine uma linha horizontal logo acima do quadril separando o seu corpo em duas partes: superior e inferior.


As mulheres podem ter três formas corporais básicas: gordura corporal superior, gordura corporal inferior ou ambas.


Os homens, no entanto, geralmente têm somente gordura corporal superior, salvo algumas excessões.


A parte superior do nosso corpo costuma armazenar gordura em tempos de estresse. Algumas pessoas podem perder e ganhar peso rapidamente nessa região.


A gordura corporal inferior nas mulheres responde pelos hormônios femininos (o estrogênio e a progesterona). Este tipo de gordura representa uma reserva para uma eventual gravidez e amamentação do bebê recém-nascido.


As mulheres que têm uma combinação de ambas gorduras corporais – superior e inferior -, ao começar um programa de redução de peso perderão primeiro a gordura superior do corpo.


As mulheres com mais gordura corporal superior normalmente tendem a ter mais músculo do que as mulheres com gordura inferior. Por esse motivo, necessitarão mais proteína para emagrecer e se manterem saudáveis.


Na realidade, lhe será mais difícil emagrecer se você tem mais gordura corporal inferior do que superior.


Por outro lado, os benefícios médicos de perder sua gordura corporal superior são muito maiores.


A redução da gordura em volta do pescoço, rosto, peito e cintura, geralmente acompanha a perda de gordura no interior do corpo também. Ou seja, a gordura interna ao redor dos seus órgãos vitais.


Isto significa que, à medida que você vai adquirindo uma melhor aparência, também estará melhorando a sua saúde de forma muito significativa.


É possível mudar todos os tipos de corpo?


Na realidade, temos mais duas “formas corporais” a considerar: a forma que você pode mudar e a forma que você não tem como mudar.


Por isso, é importante que você entenda a diferença e que se concentre em trabalhar apenas a forma que você pode mudar.


Enquanto isso, você pode ajustar seu guarda-roupa e as suas atitudes em função daquela forma que não tem como mudar.


Permita-nos que lhe expliquemos isto de uma outra forma…


Devido ao seu metabolismo baixo, muitas mulheres que têm gordura na parte inferior do seu corpo não conseguem emagrecer simplesmente cortando calorias ou fazendo horas de academia. 


Acontece que geralmente as células de gordura corporal da parte inferior são resistentes tanto ao exercício quanto à dieta.


Nesse sentido, somente um programa personalizado, orientado por um profissional médico especializado ou um nutricionista, poderá lhe ajudar a garantir que você tenha proteína suficiente para controlar os surtos de fome e construir ou manter a massa magra.


De outra maneira, existe uma grande probabilidade de você perder boa parte da sua massa muscular e manter a sua gordura corporal intacta.







Bem, isso foi tudo por hoje, esperamos que tenha achado úteis estas informações sobre a importância do formato do corpo feminino.




A importância do formato do corpo para emagrecer

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Quais os benefícios da chia para a saúde

Se há algum alimento que poderiamos considerar como quase perfeito são as sementes de chia.
Estas sementes com sabor a nozes contêm uma grande quantidade de nutrientes, ajudam a emagrecer, controlam a vontade de beliscar e proporcionam qualidade de vida e bem estar, entre muitos outros benefícios.
Hoje lhe contaremos sobre os principais benefícios da chía para a saúde. Mas antes, queremos destacar a grande versatilidade destas sementes na hora de cozinhar.
Acontece que o seu delicioso sabor as transforma em um complemento perfeito para muitos pratos conhecidos.
Podem ser utilizadas junto com as sopas, cereais, nas saladas, no iogurte... Você pode inclusive preparar as suas receitas de sempre, como as carnes empanadas, risotos, pão caseiro e até bolos, só acrescentando estas deliciosas sementes.
Ou seja, podem ser combinadas com quase todos os alimentos que você gosta.
Conheça as principais propriedades da chia
"Chia" é uma palavra de origem maia que significa força.
As sementes da planta eram utilizadas por essa cultura como um alimento básico superpoderoso.
Hoje sabemos que os maias tinham razão, pois estão repletas de vitaminas, proteínas, minerais e ácidos graxos, que nos proporcionam numerosos benefícios.
Leia mais: Quais os benefícios da chia para a saúde.