quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Os benefícios da beterraba

A beterraba é um alimento muito antigo, que crescia naturalmente ao longo das costas do norte da África, Ásia e Europa. Originalmente, eram as suas folhas que eram consumidas.
A beterraba vermelha e doce começou a ser cultivada no tempo da Roma antiga, no entanto, foi só no século 19 que a sua doçura natural tornou-se apreciada e começou a ser utilizada como fonte de açúcar.
Hoje em dia, é uma matéria-prima utilizada normalmente pela indústria para a produção de açúcar, no entanto, a maior parte das pessoas a consomem de forma integral, como parte da sua dieta regular.
E estas pessoas têm bons motivos para fazê-lo, pois de fato a beterraba, além de ser deliciosa, é um desses alimentos naturais que contêm uma grande variedade de nutrientes que promovem benefícios muito importantes para a saúde.
Conheça os principais benefícios da beterraba
Apesar de ter o maior conteúdo de açúcar de todos os vegetais, a maioria das pessoas pode comer beterraba sem quaisquer problemas um par de vezes por semana (e suas folhas em quantidades ilimitadas).
Veja a continuação os principais benefícios deste alimento natural:
1- Reduz a pressão arterial
Um estudo descobriu que beber um copo de suco de beterraba reduziu em poucas horas a pressão arterial sistólica das pessoas participantes em uma média de 5,4 pontos.
Leia mais: Os benefícios da beterraba.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Os carboidratos saudáveis

Constituem um elemento importante na dieta e muitos dos alimentos que são ricos em carboidratos, também são ricos em fibras e fitonutrientes. Os carboidratos saudáveis (complexos) são as frutas, verduras e alguns grãos integrais.
A necessidade de carboidratos deve ser atendida em cinco a nove porções diárias de frutas e verduras variadas e coloridas, que forneçam uma gama de substâncias benéficas.
Se forem necessários em maior quantidade, eles podem ser fornecidos por grãos integrais e leguminosas (como o feijão).
Uma dieta baixa em carboidratos restringe os gramas para um nível tão reduzido que pessoas que consomem essas dietas não podem aproveitar os múltiplos benefícios para a saúde fornecidos pelas frutas e legumes.
Os carboidratos são quebrados em açúcares, como glicose e frutose.
Os carboidratos não digeridos são eliminados do organismo e são chamados de fibras alimentares.
Os açúcares simples escondidos
Os açúcares simples incluem a glicose, frutose, lactose e sacarose.
Eles são listados como açúcares nos rótulos dos alimentos, enquanto os carboidratos denominados complexos não estão incluídos nessa lista, apesar de sua semelhança.
Lactose e sacarose são combinações de dois açúcares diferentes ligados entre si. A lactose é formada por galactose e glicose, enquanto o açúcar de mesa ou sacarose é formado por glicose e frutose.
Leia mais: Os carboidratos saudáveis.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Benefícios da atividade física para a saúde

Todos nós sabemos que devemos fazer exercícios, mas na realidade, quais são os benefícios da atividade física para a saúde?
Não há hora melhor para tornar-se ativo(a) do que agora.
Independentemente de idade ou habilidade física, quase todas as pessoas podem usufruir os benefícios de saúde adicionando a prática de exercícios em suas rotinas diárias.
A maioria de nós sabe que o exercício é um excelente caminho para impulsionar um programa de perda e controle de peso.
Mas engajar-se em um nível moderado de atividade física diária também pode ajudar a manter os ossos e músculos fortes, reduzir o estresse e de forma geral melhorar sua qualidade de vida.
Quer você goste de uma caminhada matinal rápida para começar o dia ou um jogo de tênis com um amigo, a dica é simples: fique ativo e permaneça ativo.
Benefícios da atividade física para a saúde
Os benefícios à saúde trazidos pelos exercícios são infindáveis; seguem abaixo três deles para motivá-lo(a):
Leia mais: Benefícios da atividade física para a saúde.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Os benefícios dos alimentos orgânicos

Os alimentos considerados orgânicos, biológicos ou ecológicos são aqueles provenientes do cultivo, criação e / ou processamento usando métodos totalmente naturais.
Quando se trata de produtos agrícolas, em nenhuma fase da sua produção podem intervir qualquer tipo de agrotóxicos.
Por outro lado, se proíbe expressamente o uso de plantas ou sementes transgênicas (sementes geneticamente modificadas para melhorar a produção).
Para cultivá-los se utilizam sistemas de fertilização com o uso de compostagens que retornam ao solo os nutrientes que possam ter se perdido anteriormente.
Também é frequente o uso de terraços para evitar a erosão, assim como a rotação de culturas para a preservação do solo.
Para o controle de pragas se utilizam sistemas e produtos naturais (nunca sintéticos ou químicos), que neutralizam e combatem os organismos que possam prejudicar ou diminuir a produção.
O objetivo principal do sistema orgânico é a obtenção de alimentos sem aditivos químicos ou compostos sintéticos.
Leia mais: Os benefícios dos alimentos orgânicos.